INCLUA SAÚDE E BEM ESTAR NA SUA VIDA!
Conheça mais sobre as frutas!
Acerola
É rica em vitamina C, que chega a ser de até 5000 miligramas por 100 gramas de polpa, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas.
A fruta também contém vitaminas A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro
Você pode encontrar a acerola fresca, produzida no Estado de São Paulo de outubro a março ou congelada durante todo ano.
Goiaba
As goiabas são consideradas pelos nutricionistas como uma das frutas mais completas e equilibradas, indicadas para todas as idades.
Caqui
O caqui pode ser consumido desidratado como passa de caqui, que é um produto altamente nutritivo de sabor bastante agradável, ou ainda como suco.
Em relação ao seu conteúdo de vitaminas e sais minerais, destaca a provitamina A, o beta-caroteno, que confere a fruta a sua cor característica, a vitamina C e o potássio.
Uva
É indicada para crianças e adolescentes, cujas necessidades energéticas são elevadas. E ainda, para esportistas que têm uma atividade muscular importante.
As vitaminas da uva beneficiam o sistema nervoso e muscular e protege os vasos sanguíneos, sendo uma fonte de vitamina C representativa.
Pêssego
Ao contrário do que possa parecer, devido o seu sabor doce, o pêssego não é uma fruta calórica, tem 39 kcal por 100 gramas de porção comestível.
Destaca-se por sua riqueza de fibra que melhora o trânsito intestinal.
Ameixa
A ameixa é muito rica em antocianinas, que proporcionam sua cor externa avermelhada característica e que com antioxidantes combatem os radicais livres;
É uma fruta pouco calórica e, portanto, uma excelente opção quando se busca frutas menos energéticas.
Limão Taiti
Disponível todo o ano, o limão Taiti pode tornar muitos pratos saborosos e saudáveis, pois apresenta grande quantidade de vitamina C natural.
Sob a forma de suco, é insubstituível no tempero e condimentação de saladas, acompanhando pratos com refinamento e sem adicionar calorias, como exemplo pratos à base de peixe, frutos do mar, entre outros.
Caracteriza-se pelo alto teor de vitamina C, além de cálcio, ferro e minerais.
Por possuir pouca caloria, o limão Taiti brasileiro é particularmente bem adaptado às exigências alimentares atuais, pelo alto teor de nutrientes úteis e baixo valor calórico.
Abacaxi
Não é uma fruta energética, possui um nível de caloria equivalente as maçãs e pêras, mas contêm altas porcentagens de vitaminas A, B e C, carboidratos, sais minerais e fibras.
Manga
Não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja.
A manga quando madura é rica em vitamina A. É recomendada contra resfriados, pois contém uma quantidade razoável de vitaminas B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio.
Graças ao seu alto teor de fibra, a manga também ajuda na normalização do sistema intestinal.
fonte: www.ibraf.org.br
Poderosos para a saúde
Seja no frio, seja no calor, o chá está sempre presente na mesa do brasileiro.
Os benefícios da bebida foram descobertos há milhares de anos A.C, pela civilização egípcia. Gostoso, saudável e pouco calórico, os chás são diuréticos e contêm propriedades antioxidantes. Além disso, alguns deles são capazes de prevenir diabetes (pois diminuem a vontade de comer doce) e ajudam a combater o estresse.
Luciana Kotaka, psicoterapeuta especialista em transtornos alimentares, explica que os benefícios de uma bela xícara de chá foi amplamente difundido no decorrer dos tempos, que vai desde um chá de camomila para deixar as pessoas mais calmas, como o saborear um delicioso chá inglês somente pelo prazer. “Além disso, percebe-se também que muitas crenças foram criadas a seu respeito e em muitos momentos de estresse ou tensão, a bebida serve para acalmar o corpo. Ele também é tido como uma forma de reunir pessoas, pois utiliza-se essa bebida para compartilhar momentos de alegrias”, diz a profissional.
Já a nutróloga Liliane Oppermann ressalta que as ervas tem ação terapêutica em praticamente todos os problemas de saúde, mas não substituem o tratamento convencional. “Por exemplo, o chá de espinheira santa melhora gastrite, mas deve se consultar um médico para ver se há bactérias que precisam de antibiótico”, diz.
Conheça os benefícios de quatro tipos de chás:
1- Chá de canela: “tem ativos que controlam glicemia sendo indicado para diabéticos, pois ele diminui a vontade de comer doce”, diz a nutróloga. Também é usado para aliviar dores abdominais acompanhadas de diarreia e cólicas menstruais. É contraindicado durante a gravidez, em caso de febres de origem ainda não conhecida e úlceras de estômago.
2- Chá de camomila: ideal para tratamento de dificuldades digestivas, como cólicas intestinais, náusea e vômito. “Melhora o desconforto abdominal causado por gases”, afirma Liliane. Também é muito utilizado como um calmante em casos de ansiedade e de insônia. Além disso, a bebida tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica.
3 -Chá de capim: “bom para insônia, estresse, além de ser relaxante”, explica a nutróloga. Também é indicado para cólicas intestinais e uterinas. Mas atente-se: a bebida pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos ou calmantes.
4- Chá de gengibre: é anti-inflamatório, diurético e digestivo. Muito conhecido para minimizar enjoos da gravidez, as gestantes devem procurar seu médico antes de tomar qualquer planta medicinal.
fonte : www.alemdabeleza.com.br