A LEITURA se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta.
NOTÍCIAS DA SEMANA! FIQUE POR DENTRO.
A presidente Dilma Rousseff criticou nesta quarta-feira (27) os que disseram que o país corria risco de racionamento de energia durante crise no setor. Nos últimos meses, a possibilidade chegou a ser cogitada principalmente pelas concessionárias de energia. "O país tem segurança energética. Não é admissível dizer que vai haver racionamento quando não haverá. A consequência é nenhuma. Nós temos de ter cuidado. Porque se coloca uma expectativa negativa gratuita para o país", disse. A presidente afirmou ainda que vê um cenário muito positivo para o setor. "Vamos dar um grande salto na área de energia neste ano". Segundo Dilma, o governo tem três leilões de energia programados para 2013. Além disso, as licitações no setor de energia elétrica continuarão sendo realizadas.
O governo sancionou em janeiro a lei que renova concessões do setor elétrico e reduz tarifas de energia. Com isso, as contas de luz tiveram queda de cerca de 20%. Para conseguir baixar a conta de luz, o governo precisou "mudar as regras do jogo" com as companhias concessionárias de energia, e antecipou a renovação dos contratos que venceriam entre 2015 e 2017. Em troca de investimentos feitos que ainda não tiveram tempo de ser "compensados", ofereceu uma indenização a elas.
METEORO OU METEORITO ?
Uma equipe de mergulhadores vasculha neste sábado (16) o lago Shebarkul, na região de Cheliabinsk, na Rússia, atrás de fragmentos do meteoro que caiu nesta sexta-feira e, supostamente, teria atingido essa superfície de água congelada.
Moradores dos EUA relatam passagem de 'meteoro' nesta sexta
Bola de fogo cruzou o céu de diversas cidades da Califórnia durante a noite.
Fenômeno ocorre no mesmo dia em que meteoro caiu em região da Rússia.
Segundo informações da rede NBC, o fenômeno ocorreu durante à noite, por volta das 19h45, horário da Califórnia. Moradores de Fairfield, Gilroy, Sacramento, Newark, Walnut e St. Helena afirmam ter visto uma estrela cadente de cor azulada e que parecia estar indo direto para o chão. Um vídeo divulgado no YouTube mostra o momento em que uma luz brilhante cruza o céu de San Francisco.
O CARNAVAL NÃO ACABOU
Pelo menos 40 blocos e bandas desfilam neste fim de semana pela cidade, fechando o carnaval carioca. A grande expectativa é pelo desfile do Monobloco, na manhã de domingo (17), na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, que deve arrastar uma multidão. O bloco, comandado pelo maestro Celso Alvim, terá além de seus 160 ritmistas, a participação especial da atração internacional Blue Man Group. O bloco desfila das 9h às 14h.
No sábado (16), no Centro, desfilam Quizomba, Bloco do Vaca Atolada dos Embaixadores da Folia, Organização Bons Amigos (OBA), Tamborim Sensação e Berço do Samba. o Piranhas do São Roque desfila por São Cristóvão. No domingo (17), além do Monobloco, o Papudinho do Rio Comprido se apresenta pelas ruas do bairro.
ESPORTE
O Ibirapuera lotou mais uma vez para ver Rafael Nadal e, nesta sexta-feira, até as escadas foram ocupadas - o corrimão amarelo entre as cabeças dos fãs era o único jeito de identificá-las. Com a bola em jogo, o ídolo demorou, mas correspondeu. No começo, sacou mal, poucas vezes conseguiu tomar a iniciativa dos pontos e ainda assustou o público ao tropeçar no saibro irregular.
CHUVA EM SÃO PAULO
São Paulo vai viver muito tempo com alagamentos, diz secretário
Titular das Subprefeituras, Chico Macena, avalia que prevenção funcionou.
Ele diz que cidade tem problemas estruturais que precisam ser resolvidos.
As águas escoaram mais rapidamente do que anteriormente e a limpeza foi realizada", afirmou. "Ocorreu uma chuva que foi o previsto para todo o mês em um único período de poucas horas e a cidade está funcionando normalmente", complementou.
ELEIÇÃO DE PAPA
Vaticano diz que Conclave pode começar antes de 15 de março.
Porta-voz afirmou que início depende de quórum de cardeais suficiente.
Bento XVI deixa o comando da Igreja Católica em 28 de fevereiro. O Vaticano disse neste sábado (16) que o conclave que escolherá o sucessor do papa Bento XVI poderá começar antes de 15 de março se houver quórum de cardeais suficiente em Roma. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que as regras da Igreja definem que a data dos conclaves pode ser "interpretada" diferentemente desta vez, já que se trata de uma circunstância extraordinária, após a histórica renúncia de Bento XVI.
fonte: g1.globo.com